terça-feira, julho 07, 2015

Radionovela - Maria Quitéria (atividade de dublagem e outros)

Na quinta passada, foi comemorado, na Bahia, o "Dois de Julho". Para quem não sabe, é uma das festas máximas do estado, quando se festeja a Independência da Bahia frente à resistência portuguesa em território nacional.

Após o 7 de setembro de 1822, no riacho Ipiranga, em São Paulo, os portugueses ainda resistiam em capitais/províncias do Norte (sic) do país, como Salvador. Após uma guerra civil entre brasileiros e lusos que durou meses, a Bahia finalmente se torna independente do jugo português em 02 de julho de 1823, quase um ano depois do restante do país.

Para o sucesso desses combates, pessoas da população, antes anônimas, se destacaram, como a Maria Quitéria. Ela se alista como homem no Batalhão dos Periquitos e entra para a história. Um misto de documentário com ficção sobre ela pode ser ouvido na radionovela Maria Quitéria - Heroína do Brasil, comigo no papel título.

Para mais informações sobre o elenco e a produção do Irdeb, acessar em http://teatronu.blogspot.com.br/2007/06/radionovela-maria-quitria.htmlhttp://teatronu.blogspot.com.br/2007/07/ainda-maria-quitria.html

Para ouvir os cinco capítulos da novela:

Maria Quitéria - Capítulo 1
Maria Quitéria - Capítulo 2
Maria Quitéria - Capítulo 3
Maria Quitéria - Capítulo 4
Maria Quitéria - Capítulo 5