quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Impressões Modernas, no Caderno 2 do A Tarde

Teatro e jornalismo como foco de pesquisa e atuação
Eduarda Uzêda, do A Tarde, 05 de fevereiro de 2009

Haroldo Abrantes | Ag. A Tarde

A obra de Jussilene Santana é fruto de pesquisa de mestrado

A atriz, jornalista e professora Jussilene Santana, doutoranda em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia, lança nesta quinta-feira, 5, às 17 horas, na LDM, Piedade, o livro Impressões modernas – Teatro e jornalismo na Bahia.

A obra, fruto de ampla e criteriosa pesquisa de mestrado, analisa a configuração do teatro na imprensa baiana, em meados do século XX, nos jornais A TARDE e Diário de Notícias.

Jussilene investiga as mudanças que ocorreram tanto no exercício do teatro quanto na cobertura jornalística no período, destacando, entre outros fatos, a importância do primeiro diretor da Escola de Teatro da Ufba, Martim Gonçalves e se insurge contra a falsa idéia de ele ser um elitista.

PRESTÍGIO – "Todo o trabalho que Martim Gonçalves fez foi ligado à cultura popular. Ele fez a primeira exposição baiana na Bienal de São Paulo. E o primeiro espetáculo de cordel, foi Martim que montou, em 1958, sem contar que ele reativou os ternos de reis", afirma a pesquisadora.

Estas e outras informações estão na obra, que ganhou o respeito, inclusive, da família de Martim Gonçalves. Em primeira mão, Jussilene conta que a família de Martim doou todo o acervo do grande encenador para ela, "desde a certidão de nascimento, fotos até documentos pessoais, além de peças montadas na Bahia", afirma.

Para se ter uma idéia do trabalho da autora, para a realização da obra, ela resgatou e digitalizou cerca de 2.500 fotos e matérias jornalísticas sobre teatro, publicadas entre 1956 e 1961.

"Meu ponto de vista é que os jornais são personagens ativos na construção da história", diz, defendendo, entretanto, a confrontação das fontes jornalísticas com outras fontes.

FILME E PEÇA – Mas Jussilene, que se mudou recentemente para o Rio de Janeiro, tem mais novidades: ela veio a Salvador para participar da gravação do filme Capitães da Areia, de Cecília Amado, e, após o nascimento da filha – ela está grávida de sete meses –, retorna à Bahia, em agosto, para os ensaios do espetáculo Joana D'Arc, no qual fará o papel- título, com estréia prevista para outubro.

A peça, contemplada com o edital da Fundação Cultural do Estado com prêmio de R$ 100 mil, tem direção de Elisa Mendes, texto de Cleise Mendes e produção de Virgínia da Rin, com a participação de outros atores baianos.

E, como doutoranda, Jussilene agora se debruça, com mais profundidade, sobre a obra Martim Gonçalves.

Serviço:

Lançamento do livro Impressões modernas – Teatro e jornalismo na Bahia, de Jussilene Santana | Quinta, 5, 17h | Livraria LDM | Rua Direita da Piedade, 20/22, Piedade | Entrada franca

1 Comments:

Blogger Luiza Caetano said...

Jussilene,
lhe desejo o maior sucesso!
Que o evento preencha as suas expectativas e a daqueles para quem escreveu.

Um beijo luso

luizacaetano

1:57 PM  

Postar um comentário

<< Home