Crise no ensino de artes e técnicas nas universidades brasileiras? Reflexões sobre a história da Escola de Teatro da Bahia.
http://www.humboldt-foundation.de/web/dates-humboldt-colloquia.html
https://mail.google.com/mail/u/0/#search/alexander+von+humboldt/14b9b64955e1fb09?projector=1
A pesquisa acompanha a história da criação e primeira administração da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (1956-1961), a primeira escola de teatro no Brasil ligada à uma instituição de ensino superior. Esta universidade foi pioneira na América Latina, pois reuniu o ensino das quatro áreas artísticas: teatro, dança, artes plásticas e música.
Em boa medida, o projeto original da Escola de Teatro foi semelhante às escolas independentes de arte fundadas no pós-II Guerra Mundial. Nos Estados Unidos existem numerosos exemplos em atividade até hoje; estas instituições originalmente seguiram orientações de escolas de Vanguarda Europeia, contando com professores e artistas europeus imigrantes. Professores de quinze países lecionaram na Escola da Bahia entre 1956 e 1961. Porque pertencia a uma rede de instituições federais, a busca de autonomia desta escola brasileira sofreu grandes conflitos ao longo de sua história.
A Escola de Teatro da Bahia
teve grande influência na cultura brasileira, promovendo o acolhimento de
ideias e experimentos que alimentaram movimentos culturais importantes para o
país, como o Tropicalismo e Cinema Novo, e artistas, como o compositor Caetano
Veloso, o diretor de cinema Glauber Rocha e a cantora Maria Bethânia, entre outros.
Os primeiros filmes do Cinema Novo (em sua “fase baiana”) foram produzidos graças
à sua estrutura, com alunos desta escola, como "Barravento" e "Deus
e o Diabo na Terra do Sol" (1964). Esse último (Deus e o Diabo) deve muito à montagem de A Ópera dos Três Tostões, Die Dreigroschenoper, de Bertolt Brecht,
dirigida por Martim Gonçalves, na Bahia, em 1960. A pesquisa analisa o impacto
que esta escola (e sua produção, ensino e encenações) teve sobre a vida política
e social do seu tempo. Esta primeira administração foi severamente perseguida.
Existem conexões entre este movimento de perseguição (e seus autores) e elementos
que apoiara o Golpe Militar, anos mais tarde.
Martim Gonçalves, o fundador e primeiro diretor da Escola de Teatro da Bahia, foi uma personalidade que exerceu considerável influência para a construção de novas redes e intercâmbios para o país, tendo sua obra sido pesquisada, pela primeira vez, por esta autora, em sua tese de doutorado, premiada com o Prêmio Capes de Tese em 2013. Hans- Joachim Koellreutter, Karl- Ernest Hudepohl, Hilde Sinnek e Werner Meyer Eppler estão entre os artistas e professores alemães que lá trabalharam. Palestras, filmes e espetáculos da cultura alemã também integraram o repertório técnico e artístico da escola entre 1956 e 1961.
Martim Gonçalves, o fundador e primeiro diretor da Escola de Teatro da Bahia, foi uma personalidade que exerceu considerável influência para a construção de novas redes e intercâmbios para o país, tendo sua obra sido pesquisada, pela primeira vez, por esta autora, em sua tese de doutorado, premiada com o Prêmio Capes de Tese em 2013. Hans- Joachim Koellreutter, Karl- Ernest Hudepohl, Hilde Sinnek e Werner Meyer Eppler estão entre os artistas e professores alemães que lá trabalharam. Palestras, filmes e espetáculos da cultura alemã também integraram o repertório técnico e artístico da escola entre 1956 e 1961.
Combinando o ensino de
técnicas profissionais a uma ampla formação cultural, a pedagogia da Escola de
Teatro originalmente criou um híbrido entre um ensino de conservatório e uma
formação acadêmica, tendo como modelo administrativo a Yale School of Drama/EUA. Uma boa parte dessa pedagogia foi extinta
em 1961, após o fim da primeira administração.
Hoje em dia, como na
maioria das escolas brasileiras de artes em universidades, o ensino
profissional - de técnicas - tende a ser mais frágil. A formação e o exercício
da prática dos professores não são tão valorizados como uma busca de carreira
através de programas de pós-graduação e publicações constantes, uma demanda que
não deixa de refletir o baixo prestígio social da formação prática e do ensino
profissional no país. A demanda por ensino, pesquisa e extensão - pilares que
são tão valorizados pela universidade brasileira, enquanto instituição - quando
aplicada à ação dos indivíduos particulares revela uma ação de equilíbrio difícil.
Tal esquema compromete seriamente a formação de futuras gerações que precisam
de excelência técnica e não apenas na área de artes.
The research follows the history of the creation of the first administration of the School of Theatre of Federal University of Bahia (1956-1961), the first theatre school in Brazil linked to a higher education institution. This university was a pioneer in Latin America because it reunited the teaching of four artistic areas: Theatre, Dance, Visual Arts, and Music.
In a good measure, the School of Theatre was similar to indepent schools of art founded in the post-war world. In the United States there are many exemples in place until today; these institutions originally followed orientations from schools of the European avant-guarde, counting on immigrant European teachers and artists. Teachers from fifteen countries taught in the School of Bahia between 1956 and 1961. Because it belonged to a net of federal institutions, the search for autonomy of this Brazilian school suffered great conflicts along its history.
This Brazilian school had great influence in the Brazilian culture, inspiring important cultural movements, such as Tropicalism and Cinema Novo, and artists, such as the songwriter Caetano Veloso, movie director Glauber Rocha and the pop singer Maria Bethania, among others.The first movies of the Cinema Novo were produced there, with students from this school, like "Barravento" and "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964). The latter (Black God, White Devil) was inspired in the performance of Die Dreigroschenoper, by Bertolt Brecht, directed by Martim Gonçalves in Bahia in 1960. I researched the impact this School (and its production and staging) had on the political and social life of the time. This first administration was severely persecuted. There are connections between this movement and Military Coup, years later.
Martim Gonçalves, the founder and first director of the school, was a personality that exerted considerable influence on the construction of new networks and international interchanges for the country, having been researched for the first time by this author, in her PhD dissertation, recepient of the 2013 Capes Dissertation Award. Hans-Joachim Koellreutter, Karl-Ernest Hudepohl, Hilde Sinnek, and Werner Meyer Eppler are among the German artists and teachers that worked there. Lectures, films and spectacles of the German culture also integrated the repertory of the school between 1956 and1961.
Combining the teaching of professional techniques an ample cultural training, the pedagogy of the School of Theatre originally created a hybrid between a conservatory and an academic training, drawing on Yale School of Drama. A good part of this pedagogy was extinct in 1961, after the end of the first administration.
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